O vinho



Serviços

A Ementa de Portugal, desenvolve a sua actividade há duas décadas em Portugal, África e América do Sul, na internacionalização de empresas, trading, importação e exportação, marketing, formação, feiras, organização e promoção de eventos, dirigindo a sua oferta a empresas, particulares e agentes do sector, nas áreas da enologia, enogastronomia e turismo.

Prestamos serviços de consultoria para “desenvolver e desenhar vinhos à medida”, centrados na identidade do productor, e seu terroir, bem como novas marcas que não se centram nem na origem, nem nas castas, mas sim numa ideia, os chamados “vinhos de conceito”.

Ainda para o sector da hotelaria, restauração, e negócios de vinhos:

  • Identificamos novos produtos e serviços;
  • Prestamos consultoria na gestão e propostas políticas de preços;
  • Desenvolvemos a gestão corrente de cartas (actualização, datas de colheita, etc.);
  • Desenvolvemos soluções de inventário, gestão de stocks, adaptável á realidade do negócio.

Representamos, no Brasil, vários produtores de vinho Portugueses junto e do MAPA – (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento).


Formação

Na área da formação “fermentamos ideias”, optimizando sinergias dos vários parceiros e da equipe, composta por enólogos, sommeliers, enófilos, consultores, técnicos, chefes de cozinha, professores, média especializada e agências de comunicação, (consulados, Câmaras de Comércio, delegações da AICEP, produtores, importadoras e distribuidoras, e agentes do sector), em Portugal, Brasil e Moçambique, que nos permite e estar posicionados de forma cada vez mais consolidada no mercado globalizado.

Os cursos, são dimensionadas à medida dos nossos clientes, e podem conter passeios, visitas, provas, degustações com menus enogastronómicos, em unidades turísticas, hoteleiras, restauração, vinhas e adegas, olivais e lagares desenhados e harmonizados à medida, em ambientes que possuam ligação natural às actividades.

Oferecemos serviços de formação, consultoria, staff training, Marketing & Wine Business for the Horeca & The Wine Industry”, com vista a potenciar o segmento de bebidas, valorizando o negócio de cada espaço.


O vinho

O Vinho desde tempos imemoriais que está associado à gastronomia portuguesa envolvendo engenho agrícola, marcando os usos e costumes de um povo, revelando- se na arte e na arquitetura e, vincando, de forma indelével, mas sustentável a paisagem.

O reconhecimento dos vinhos portugueses tem vindo a ganhar eco fora de portas, mercê da dedicação e sensibilidade de quem os produz. As adegas reformularam-se à luz de novas regras, outras ousaram nas formas arquitetónicas, os espaços revelam a história dos locais. A paisagem de vinha ora tira o folgo a quem a contempla, ora acalma os espíritos mais inquietos.

O turista procura estes valores, aprecia o que é genuíno e é ávido de experiências marcantes em locais emblemáticos. O vinho, a vinha e a cultura vínica podem afirmar- se sustentando a procura turística, reforçando a atratividade do território e valorizando outras propostas de visitação turística.

Este património é vasto e distribuído de norte a sul de Portugal. As unidades de enoturismo parceiras da Ementa de Portugal, são parte desse património, destacando- se pelas várias atividades associadas ao vinho, os espaços e serviços suscetíveis de serem utilizados para a realização de um vasto leque de eventos e iniciativas turísticas e o alojamento próprio.

O Vinho é uma bebida que apela ao prazer. O prazer de o apreciar, de sentir o seu aroma, de o beber, mas também de o criar, de o produzir, no complexo e demorado processo que começa na vinha e termina no copo.